Odontologia Restauradora

como funciona a

Prótese
Dentária?

A prótese dentária

é um tratamento da odontologia restauradora utilizado para substituir dentes que foram perdidos por diversas causas.

Os modelos de prótese podem se dividir em dois:

  • totais — pode ser mais conhecida como dentadura e substitui todos os dentes da boca. Ela é removível para maior conforto do paciente em alguns momentos, como na hora de dormir;
  • parciais — substitui somente alguns dentes da boca. Neste modelo as próteses são estruturadas por meio de uma estrutura de metal, que se apoia aos dentes naturais para oferecer segurança.

    É importante ressaltar que cada paciente participa ativamente da produção estética de sua prótese dentária, escolhendo com o dentista fatores como formato e aparência dos dentes, tamanho e até cor das gengivas.

Muitos fatores contribuem para a ausência ou perda dos dentes

que pode acontecer em decorrência de cáries extensas, resultando na destruição da coroa e da raiz do dente.

Em alguns pacientes também há a possibilidade de ocorrer devido a acidentes como trauma por impactos severos, pela mobilidade causada pela doença periodontal, ou também, em casos cuja troca de um dente de leite pelo permanente nunca ocorreu devido à sua ausência.

A perda dos dentes, além de provocar um efeito negativo sobre a capacidade de mastigação, também pode provocar dor nos músculos da face, dor na articulação temporo mandibular, ruídos e alterações durante a abertura e fechamento da boca. 

Além disso, a falta de um ou mais dentes interfere no sorriso do paciente, prejudicando a sua estética facial, bem como a sua confiança e autoestima.

Causa da perda

dos Dentes

Prótese

A abordagem para a reabilitação com próteses dentárias

é um processo complexo que ocorre por meio de um diagnóstico preciso e uma correta aplicação do conhecimento técnico e científico para construir uma prótese ideal, assegurando o seu sucesso a longo prazo. 

O tratamento de restauração com próteses dentárias não pode ser deixado ao acaso. Desde o desenvolvimento de um plano de tratamento adequado à execução, instalação da prótese e reabilitação exige um profissional experiente que dedique uma quantidade adequada de tempo e conhecimento durante todo o processo.

A experiência e a compreensão espacial da dinâmica de um sorriso, a preservação de uma boca saudável e a criação e substituição de dentes.

Servindo como o arquiteto do plano de tratamento odontológico, um profissional colabora com outras especialidades, como:

  • gengivas;
  • implantes dentários;
  • e aparelhos ortodônticos;

    Assim, pode desenvolver soluções para questões de saúde dos dentes e da saúde bucal como um todo, se adaptando a cada paciente conforme as suas características e particularidades.