A importância da prevenção na saúde bucal não pode ser subestimada. Cuidados regulares com os dentes e o sistema mastigatório são essenciais, começando desde a infância, para evitar problemas futuros.
Doenças dentárias não tratadas podem causar infecções, danos aos ossos e nervos, e até mesmo perda dos dentes. Além disso, dentes mal posicionados afetam a mastigação, a digestão e causam mau hálito.
A má oclusão dentária também pode levar a disfunções na articulação temporomandibular, resultando em dores de cabeça, estalos e dificuldade na mastigação. Consultas odontológicas regulares são cruciais para manter uma saúde bucal adequada.
Podem influenciar em uma variedade de condições sistêmicas, como doenças cardiovasculares, diabetes, parto prematuro em gestantes, entre outros.
Essas alterações decorrentes da ausência de informação e de cuidados não só afetam a saúde bucal, mas também estão associadas a outras doenças que afetam a saúde do indivíduo como um todo.
Por isso, cuidar dos dentes e da boca diminui o risco de problemas graves ao longo dos anos. A boa notícia é que quase todas as doenças orais que afetam crianças e adultos podem ser prevenidas com as técnicas da odontologia preventiva.
Porém, precisam ser praticadas a rigor todos os dias. Veja:
. Utilize fio dental pelo menos uma vez por dia;
. escove os dentes após as refeições e mantenha-os saudáveis, diminuindo a incidência da cárie, da retração gengival e de outros desconfortos.
As consultas regulares ao dentista são essenciais para manter a saúde bucal. Através dessas visitas, o profissional acompanha o desenvolvimento dos dentes, previne cáries e doenças gengivais, evitando a perda de dentes ou tecidos de suporte.
Adotando hábitos saudáveis e escolhas inteligentes, fica mais fácil manter a saúde bucal e geral.