é aquele que nasce atrás da arcada dentária existente. Eles formam o último conjunto de molares.
O nome popular “siso” ou “dente do juízo” é conferido devido ao fato de irromperem na boca no final da adolescência ou próximo aos vinte anos, quando o jovem atinge mais maturidade.
Dentes do siso podem ser úteis se saudáveis e bem alinhados, mas geralmente estão mal posicionados e precisam ser removidos. A posição e ângulo desfavoráveis podem causar danos aos dentes vizinhos, osso e nervos próximos.
Muitas vezes, os sisos estão impactados, impossibilitados de nascer completamente devido ao tamanho e falta de espaço. Essa condição pode permitir a entrada de bactérias, causando infecções, dor, inchaço e dificuldade de movimentação da boca.
A erupção parcial dos sisos torna-os propensos a cáries e doenças gengivais, pois são de difícil acesso para escovação e uso do fio dental.
A remoção dos sisos é fundamental para evitar problemas e garantir uma boa saúde bucal. Consulte um dentista para avaliar sua situação e orientações adequadas.
Que um dente do siso seja extraído antes mesmo de desenvolver qualquer tipo de problema. Dessa forma pode-se evitar extrações dolorosas e complicadas.
A remoção pode ser mais fácil em pacientes jovens, durante o estágio inicial de formação das raízes desses dentes.
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então conheça outras especialidades e tratamentos dentários da Clínica Evidence, o consultório número um em Ribeirão Preto e no Brasil em expertise, serviços, infraestrutura e gestão odontológica!